Unibio: compromisso com educação de qualidade e o desenvolvimento regional

Unibio: compromisso com educação de qualidade e o desenvolvimento regional

 

Unibio

UNIBIO

A Unibio é parte integrante do ambiente de inovação, ciência e tecnologia fomentado pelo Biopark - Parque Científico e Tecnológico de Biociências - projeto que visa integrar educação e empreendedorismo para gerar resultados que atendam às necessidades da sociedade. A biociência, área de concentração do Biopark, permite atuação tanto na área da saúde quanto no agronegócio - tão forte em termos regionais. Para fomentar o desenvolvimento a partir dessas frentes, surgiu a necessidade da criação de um ecossistema que integre a geração do saber com linhas de desenvolvimento em pesquisa, e foi assim que surgiu a Unibio. A Unibio é uma Associação de Ensino, Pesquisa e Extensão, sem fins lucrativos, voltada para pesquisa e desenvolvimento de projetos que atendam às reais demandas sociais.

Ensino

Metodologia Ativa de Ensino

A Unibio caracteriza-se como uma instituição que investe em diferenciais, como por exemplo a aplicação de Metodologias Ativas de Ensino que preconizam os alunos como protagonistas do processos de aprendizagem. Outra proposta que diferencia a Unibio é o acesso dos alunos à tecnologias disruptivas que potencializam e solidificam o aprendizado. Tais práticas, aliadas ao contato direto com desafios reais compatíveis com o mercado de trabalho, visam preparar o estudante para o meio empreendedor.

Essa estrutura beneficia uma maior integração com a comunidade fomentando o verdadeiro papel da educação: o de transformar conhecimento em soluções. E para um ambiente de inovação como o Biopark, nada mais certeiro do que instituições que produzam conhecimento e se preocupem com as demandas sociais.

Atividades de ensino

As atividades de ensino da Unibio são voltadas para pesquisa e desenvolvimento de projetos que atendam ao mercado. A primeira iniciativa que retrata essa missão é a instalação do curso de Farmácia que formará profissionais capacitados para atuação nas principais áreas de desenvolvimento do Brasil: fármacos, medicamento e saúde. Como início em 2019, o curso será ofertado em parceria com a Uniamérica, instituição de ensino superior de Foz do Iguaçu.

Atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação
  • Controle Biológico de Pragas o uso de controles químicos de pragas trouxe, ao longo dos anos, diversas consequências negativas ao meio ambiente e à saúde humana. Registrou-se um aumento na busca por métodos alternativos, como o controle biológico - que consiste na regulação do número de plantas e animais por meio de inimigos naturais. O método tem se mostrado tão eficiente que, no Brasil, tem crescido em média 20% ao ano. Vislumbrando fazer parte deste cenário a Unibio terá uma linha de trabalho voltada para esta crescente demanda.
  • Biotecnologia e Biomateriais: nesta linha de pesquisa a Unibio desenvolverá operações baseadas em um projeto abrangente e integrado para o desenvolvimento de produtos de alta tecnologia, desde a engenharia celular até a produção de fármacos.
  • Nanotecnologia: o aumento das pesquisas e os avanços no campo da nanotecnologia permitiram a ampliação no número de agentes terapêuticos para uso clínico. Nessa área, as linhas de desenvolvimento da Unibio serão voltadas a sistemas de entrega e liberação controlada de fármacos e cosméticos.
  • Alimentos, Alimentos Funcionais e Nutracêuticos: a Região Oeste do Paraná é considerada um Celeiro Agroalimentar, porém, o setor agroindustrial necessita de mais tecnologias que atendam a crescente necessidade de agregação de valor aos produtos primários. Nesse contexto surgem as demandas por alimentos mais saudáveis e que possam ser utilizados na prevenção e tratamento de doenças. Nesta área, a Unibio desenvolverá suas pesquisas buscando inserir a região em uma nova dinâmica tecnológica e econômica, onde o conhecimento e a inovação figuram como elementos fundamentais para incremento da competitividade

Conselho Deliberativo

Luiz Donaduzzi
Carmen Donaduzzi
Zaki Akel Sobrinho
João Carlos Poleto
Marcelo Sáfadi Alvares

Diretoria Executiva

Diretor - Victor Donaduzzi
Gerente Administrativo - Rubia Fabiana Porsch
Gerente Acadêmico - Matilde Benitez

Conselho Fiscal

Vanderlei Hartwig
Anelise Weich do Prado