Alunos do Clube de Ciências apresentam trabalhos com biomateriais

No dia 29 de novembro, os alunos do Clube de Ciências do Biopark apresentaram as experiências desenvolvidas durante o semestre para um público muito especial: seus pais. Na Mostra de Ciências, foram expostos diversos materiais feitos pelos próprios alunos tendo como base os biomateriais. Entre os itens estavam corantes naturais extraídos de frutas, ervas e legumes; bioplásticos derivados de fontes renováveis de biomassa, como amidos; goma natural e hidratantes, esfoliantes, enxaguante bucal e óleos essenciais. 

Todas as atividades são desenvolvidas de maneira lúdica e divertida, que contribui para o aprendizado, e principalmente para incentivar os pequenos a gostarem dos estudos científicos. As descobertas e experimentos dos filhos deixam os pais orgulhosos, como conta a família Bogoni, que tem as duas filhas no Clubinho, Mayumi e Tiemi “Elas sempre se interessaram por ciências, e é uma atividade fantástica para o desenvolvimento das crianças. Sempre chegam em casa com novidades, essa é uma experiencia que também ajudará elas no futuro”, relata o pai Haller Bogoni Júnior.

Para a Rosangela Ficher Monteiro, mãe da Gabriella, é muito importante que o contato com a ciência inicie desde cedo. “Vejo que se as crianças iniciassem cedo um trabalho de ciências, incluindo a vivencia em laboratório, contribuiria muito com o futuro delas, quando chegassem na Universidade, por exemplo. É um projeto importante que faz com que as crianças tenham cedo essa percepção de inovação”, completa. 

Para os alunos, a experiência é diversão e aprendizado. “O que mais gosto é desenvolver novas experiências. Agora estamos mexendo com os biomateriais, é mais difícil de fazer, mas muito legal. Eu não sabia que dava pra extrair corantes de tantas coisas, ou fazer bioplásticos de materiais naturais”, explica Maria Valentina F. Miolla. “Ajudei a fazer o óleo essencial de lavanda. Gosto muito daqui porque cada dia aprendo mais coisas e porque gosto de mexer com as fórmulas”, acrescenta Arthur Reimann Gatto.

Galeria

Posts Relacionados
image
Envie-nos uma mensagem
Faça Parte ou entre em contato