Cursos técnicos abrangem oportunidades no mercado de trabalho

Ao se preparar para a carreira profissional, muitas pessoas ficam em dúvidas sobre a receptividade do mercado de trabalho. Com uma metodologia educacional diferente do modelo tradicional, o CEPBio - Centro de Educação Profissional em Biociências, instituição ligada ao Biopark, prepara os estudantes para agir de modo inventivo e colaborativo, preparando-os para atuar em áreas afins dos cursos técnicos em Farmácia e Análises Químicas.

O curso Técnico em Farmácia foi concluído por Celso Ferreira Perreira em 2018. Ele explica que começou os estudos para crescer dentro da empresa em que trabalha e hoje, por meio da formação profissional, foi aprovado em concurso público na cidade de Cascavel. “Já fazia alguns concursos antes, mas nesta área não tinha o conhecimento. Eu e mais uma colega, também aprovada no concurso, fizemos a prova para testar os conhecimentos e deu certo”, explica.

“Não comecei pensando nesta vaga, mas apareceu a oportunidade e o curso me ajudou muito, porque eu sabia responder as questões, o conhecimento adquirido em sala de aula me ajudou a passar”, revela Celso ao descrever as várias matérias abordadas no curso e a dedicação dos professores. “É um ano e meio que passa muito rápido, se não estivesse lá, talvez estaria em casa ou não ocupando meu tempo de maneira tão produtiva”, completa.

Também formado no cursos técnico em farmácia, o estudante José Lucas Machado descreve que interessou-se ainda mais pela área depois de fazer o curso técnico no CEPBio. “Gostei do jeito que as pessoas trabalham e da vivência. Gostei desse mundo farmacêutico e abracei a oportunidade, fiz o melhor e vi que realmente é algo que eu gosto”, confirma José ao falar da aprovação em primeiro lugar para o curso superior em Farmácia da Unibio/CEPBio/Uniamérica.

O estudante conta que o curso Técnico em Farmácia abriu vários horizontes, além de trazer mais conhecimento sobre o laboratório e as máquinas, como também legislação e responsabilidades sanitárias. “Aprendemos sobre a farmácia de dispensação, organização de medicamentos, dosagens e equipamentos de controle de qualidade”, completou o aluno ao descrever a ampla área de atuação do profissional formado no curso técnico.

Os cursos

A coordenadora do curso Técnico em Farmácia, professora Carin Hahn, explica que o grande diferencial é a ampla possibilidade de atuação no mercado de trabalho. Conforme ela, na grade curricular do curso têm várias disciplinas técnicas, mas o foco é na prática, preparando o aluno para o mercado de trabalho e todas as possibilidades de atuação. “O aluno sai preparado para trabalhar em todo e qualquer lugar onde trabalha o farmacêutico, desde que tenha o acompanhamento desse profissional. Ou seja o técnico pode trabalhar no hospital, na farmácia de dispensação, na farmácia de manipulação, na indústria, onde quer que tenha um profissional farmacêutico, o técnico também pode atuar”, descreve a professora.

O curso Técnico em Análises Químicas é um novo curso oferecido pelo CEPBio, conforme explica a coordenadora, Anelise Prado, trata-se de um curso de oferta exclusiva em nossa região, o qual vem ao encontro do cenário agroindustrial, da indústria alimentícia, química e farmacêutica que são fortes na região. “O curso foi formulado para atender toda essa diversidade de laboratórios. Os formandos podem atuar em vários ramos, como por exemplo, na área de alimentos, bebidas, combustíveis, solo, água e toda indústria química”, complementa.

Conforme Anelise, o curso Técnico em Análises Químicas segue a proposta do CEPBio, sendo construído para a educação prática, revelando a expertise e a capacidade de saber fazer do estudante. “Um ecossistema de educação com metodologias ativas, onde o aluno é preparado para resolver problemas e buscar informações”, descreve ela ao revelar sobre os programas de estágio já fechados com empresas e instituições.

Inscrições

O CEPBio está com as inscrições abertas para os cursos Técnico em Farmácia e Técnico em Análises Químicas. Inscrições e informações pelo telefone (45) 2103-5822, por e-mail secretaria@cepbio.com.br ou diretamente no local, Avenida Egydio Munaretto, S/N – Sala 06, Cesar Park, em Toledo.





Galeria

image
Envie-nos uma mensagem
Faça Parte ou entre em contato