Biopark promove Fórum sobre produção de queijos finos

O mercado de queijos finos está crescendo no país e o sabor especial está ganhando espaço no cardápio. Para acompanhar esse segmento em evolução, será realizado no dia 14 de março um Fórum de Desenvolvimento Regional em Produção de Queijos Finos, nas dependências do Biopark – Parque Científico e Tecnológico de Biociências, em Toledo. O evento vai discutir o potencial que o mercado de queijos finos representa para a economia da região Oeste do Paraná, com o objetivo de incentivar a produção de queijos de alto valor agregado.

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de queijos, revela a Gerente de Pesquisa do Biopark, Maike Montanhini, mas conforme ela aponta, a média de consumo brasileiro é de apenas 5,5 quilos por habitante ao ano. “É pouco, se comparado com a Argentina, onde a média é de 11,5 quilos por habitante ao ano”, descreve.

Ela também explica que são diversos os queijos finos - principalmente de origem europeia – que já integram o cardápio dos brasileiros em decorrência dos investimentos feitos por alguns fabricantes e difusão da culinária étnica. “Dentre os queijos especiais, o mais produzido é o parmesão. Mas também os queijos camembert, gorgonzola e gruyère apresentam índices de crescimento expressivos nos últimos anos”, aponta a gerente.

Fórum de Desenvolvimento Regional

O Fórum de Desenvolvimento Regional em Produção de Queijos Finos contará com palestras ministradas por profissionais e pesquisadores a área, inclusive com palestrante internacional. O consultor M. Béland, do Céntre d´expertise Fromagère du Quebec (Canadá) fará uma apresentação sobre como agregar valor ao leite a partir da produção de queijos finos. E o tema “Importância do controle do rebanho leiteiro na qualidade do leite” será abordado pelo prof. Newton Pohl Ribas da UFPR-Curitiba.

Produção de Queijos Finos

O Fórum faz parte do projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Queijos finos, idealizado pelo fundador do Biopark, Luiz Donaduzzi. São parceiros o Programa Oeste em Desenvolvimento e Parque Tecnológico de Itaipu (PTI).

O objetivo é motivar indústrias e produtores de leite de diferentes portes a investir na produção de queijos finos e especiais, ampliando o mercado de queijos e tornando a atividade leiteira mais sustentável.Um laboratório de pesquisa está sendo montado nas dependências do Biopark para dar suporte técnico por meio do desenvolvimento de novos produtos e tecnologias.

Serviço

Fórum de Desenvolvimento Regional em Produção de Queijos Finos
Dia: 14 de março de 2019
Horário: 13h30 às 17h30
Local: Biopark – Toledo/PR
Evento gratuito.

Inscrições nos sites: www.biopark.com.br e www.oesteemdesenvolvimento.com.br ou link direto (https://goo.gl/forms/4SnghEsTXxSXNjui1)
Mais informações: (45) 2103-5822 / e-mail: secretaria@cepbio.com.br

PROGRAMAÇÃO

- Abertura, apresentação do Biopark e do projeto de Queijos finos - Dr. Luiz Donaduzzi
- Importância do controle do rebanho leiteiro na qualidade do leite - Prof. Dr. Newton Pohl Ribas  - UFPR / APCBRH
- Desafios e perspectivas na fabricação de queijos feitos com leite cru - Dra. Maike T. M. Montanhini - Biopark
Intervalo: Café com queijo
- Queijos finos: valor agregado ao leite e oportunidade de negócios - Dr. Mario Béland - Centre d’Expertise Fromagère du Quebec
- Tendências no mercado de queijos no Brasil - Ingrid Spengler – Granotec/Granolab

Galeria

image
Envie-nos uma mensagem
Faça Parte ou entre em contato