Biopark promove reunião para desenvolvimento de rede de pesquisa internacional em bioengenharia e biomateriais

O ecossistema de inovação do Biopark cresce de forma sólida apoiado pelas instituições que visam à promoção da ciência, da tecnologia e da inovação. Nesse sentido, o Parque promoveu no dia 23 de novembro uma reunião estratégica com o intuito de promover a estruturação de uma rede de pesquisa internacional para o desenvolvimento de projetos na área de bioengenharia e biomateriais.

A bioengenharia é uma área em que os conhecimentos da engenharia são aplicados às questões das ciências biológicas e da saúde. Já Biomateriais são substâncias ou uma mistura de substâncias, naturais ou artificiais, que atuam nos sistemas biológicos, com o objetivo de substituir, aumentar ou tratar doenças. Alguns exemplos de biomateriais são próteses, implantes, lentes de contato e marcapassos, entre outros.

O objetivo da reunião foi promover a aproximação de renomadas instituições de ensino e pesquisa nas áreas em questão, de forma a desenvolver projetos de cooperação técnica e científica formando uma rede sinérgica de trabalho. Participaram pesquisadores da Universidade Federal do Paraná, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Hospital Erasto Gaertner, Prati-Donaduzzi e da canadense Universitè Laval.

Na oportunidade foram apresentados os projetos de pesquisa em que as instituições estão atuando e discutidas possibilidades de desenvolvimento, produção e aplicação de novos produtos para a saúde nos campos biomédico e farmacêutico, áreas que são complexas e exigem uma abordagem integrada, transversal e multidisciplinar. “Esse projeto é importante para fomentar um ecossistema sinérgico para promoção da cultura da ciência, da tecnologia e da inovação”, declara o Presidente do Biopark, Luiz Donaduzzi.

A intenção é o desenvolvimento de materiais capazes de interagir com o corpo e ambiente humano, modular as reações que eles geram e assim inovar na área de dispositivos médicos e iniciando uma nova geração de produtos para a saúde. A partir desse encontro serão formalizados os convênios necessários para consolidação da rede de pesquisa.

image
Envie-nos uma mensagem
Faça Parte ou entre em contato